segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Bolinha no Cesto e no Palhaço

Objetivo: Estimular a coordenação viso motora, noção de espaço, ordem, direção e força. 

Desenvolvimento: As crianças são organizadas para que façam o arremesso uma por vez. A distância é delimitada e vai aumentando de acordo com o acerto porém é respeitado o limite individual de cada criança. Todos incentivam os colegas e comemoram juntos. Após os arremessos no cesto a brincadeira prossegue com os arremessos feitos com a mira no palhaço. 



quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Projeto Aniversariante do Mês Outubro / 2016

Gostosuras e Travessuras

Tema: Halloween 

Comemorar o aniversário da criança dentro da creche é uma atividade de muito valor, um lazer lúdico que visa a valorização da autoestima promovendo a socialização e interação.








terça-feira, 25 de outubro de 2016

Self-service - Almoço

Hora do Almoço também é hora de aprender...
Este é um momento que oferece ricas aprendizagens, em torno da mesa pode-se explorar vários saberes. Servir-se sozinho(a) é uma rica contribuição para o processo de construção da autonomia dos pequenos. 
Autores ligados a estudos relacionados a criança refletem sobre a autonomia. Corsino (2009, p. 27) apresenta autonomia como: [...] fruto da criação de condições privilegiadas para que as crianças a experimentem desde bem pequenas, em situações relacionadas ao controle do próprio corpo (comer, vestir-se etc.) e também às atividades motoras, cognitivas e lúdicas. (...) a autonomia no sentido da independência, é fruto de relacionamentos seguros (...). 

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Pseudoleitura

A Pseudo-leitura faz parte do currículo de Linguagem da Educação Infantil e um dos objetivos é o reconhecimento e a transmissão de símbolos e imagem através da expressão
A atividade tem por objetivo estimular o gosto pela leitura, ampliar o vocabulário a partir da forma de expressar-se e ouvir o outro com atenção.   



sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Quebra cabeça de encaixe - "Projeto Eu e Meu Corpinho em Ação"

É um jogo aliado da educação não só dos pequenos, mas importante em diversas faixa-etária, onde o nível de dificuldade é gradual. É uma brincadeira que estudiosos afirmam a partir de pesquisas realizadas, quanto contribui no desenvolvimento físico e neurológico da criança, além de favorecer a percepção visual, concentração e no processo de amadurecimento e é também fonte de informação e enriquecimento para o cérebro. 




Clique aqui e conheça outros "Benefícios do Quebra-cabeça".

Amarelinha - Projeto "Eu e Meu Corpinho em Ação"

♪♫♩
"Eu pulo com um pé e dois para descansar...
Um pezinho dois pezinhos eu aprendo equilibrar" 
Criação: Professora Claudia Adriana de Oliveira                             

Esta brincadeira é uma atividade importante para estimulação motora, também é parte do conteúdo que se é trabalhado na Educação Infantil. Objetiva explorar a linguagem corporal trabalhando o equilíbrio com pequenos saltos, conhecimento cultural e oportuniza o o uso das regras e combinados.



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Canção da Manhã

Criação: Professora Claudia Adriana de Oliveira
Canções de Rotina para Educação Infantil
(adaptação Ciranda Cirandinha)
Bom dia tão feliz
Minha presença é alegrar

Hoje é (_________ - feira)
Mais um dia para amar.


Com os amigos a brincar
E cantigas vou cantar
A professora aqui está
para cuidar e educar.


Desenvolver e aprender
Muitas coisas partilhar
Boas maneiras são importante
Toda vida vou lembrar.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Nosso Primeiro dia...

Foi uma acolhida muito especial de conhecimento e afeto. Neste primeiro dia tivemos vários momentos onde pude fazer um prévio diagnóstico da turma com atividades de rodas, musicalidade e brincadeiras, estabelecendo nossos combinados, explorando a oralidade e respeitando a individualidade e especificidade de cada criança.


Explorando o livro após o momento da leitura.

Registro após a roda

Durante a roda, conhecendo um pouco sobre o que 
gostam na Creche, unânime o Parque é o lugar preferido.


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Mensagem de Acolhida

É com muita alegria que hoje retorno a docência e acolho com muito carinho a turminha do Maternal II - B da Creche Eva Moraes de Oliveira, o nome da Instituição é parte de mim pois a homenageada da mesma, professora Eva é minha saudosa mãe, pessoa que amou sua profissão e a qual foi meus espelho como profissional, dedicada exemplo de mulher, esposa, professora e mãe. Agradeço a acolhida e a receptividade de todos da instituição e me comprometo no desenvolvimento de trabalho somativo a equipe para nossas crianças nesta faixa etária tão importante que na legislação vigente compreende a primeira etapa da Educação Básica.

"Quero poder junto as crianças, aos pais, professores, coordenação, direção e toda equipe escolar somar talentos, multiplicar sorrisos e compartilhar alegria, pois, acredito que a melhor instituição é o amor e as exigências do amor nos tornam heróis e heroínas". E tudo que se faz com amor não é sacrifício, porque tudo se torna verdadeiro".

Apresentação: Professora Claudia Adriana de Oliveira


Olá! Sou a Professora Claudia Adriana de Oliveira, iniciei os trabalhos na Educação de Naviraí/MS no ano de 2003 na Rede Particular de Ensino, vindo atuar a partir do ano seguinte nas redes Estadual e Municipal na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Professora de Sala de Tecnologia Educacional e Professor/Tradutor Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileiras de Sinais), efetiva da Rede Municipal de Ensino através do concurso realizado no ano de 2005. Em 2013 passei a atuar como coordenadora administrativa e pedagógica da Extensão Paraíso Infantil, em maio de 2015 à maio de 2016 atuei como diretora pró-tempore do CIEI Professora Zenaide Nunes dos Santos. Atuo como professora de Educação infantil / Núcleo Básico (regente) na Creche Eva Moraes de Oliveira. Sou Licenciada em Letras pela FINAV e Normal Superior pela UEMS, pós-graduada em Educação Infantil UFMS, Língua Portuguesa pela FINAV, Certificação do MEC de proficiência para Tradução e Interpretação da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) pelo Prolibras e cursando Especialização em Educação Especial.